Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Energia Fotoelétrica



Energia Fotoelétrica

INTRODUÇÃO:

A exploração intensa das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os
danos causados ao meio ambiente apresentam um cenário preocupante para o próximo século. Nesse contexto assume crucial importância a busca de fontes alternativas de energias renováveis e não poluentes, como a solar e a eólica.

Vários países investem nas aplicações da energia solar, analisando desde as características do fluxo de radiação solar que chega a terra até a tecnologia necessária para viabilizar, em termos técnicos e econômicos, o máximo aproveitamento dessa energia.

O Brasil também busca soluções para o futuro, que não apenas reduzirão o consumo de fontes não renováveis de energia, mas também possibilitarão o acesso a energia elétrica em regiões remotas, elaborando estudos para avaliar a eficácia de pequenos módulos solares, e o mapeamento do potencial energético solar existente no país.

A utilização da energia solar possui várias vantagens, como a economia na conta de energia, a diminuição da demanda pela energia do sistema nacional, adiando assim, a construção de novas barragens e usinas termelétricas e nucleares que geram diversos impactos ambientais e por ser uma fonte de energia renovável e limpa, sem produzir resíduos poluentes. Nesse contexto se insere o estudo e aplicação das células fotoelétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário