Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Um experimento virtual

A animação simula um experimento que demonstra o efeito fotoelétrico. No desenho, temos um capacitor no vácuo ligado a uma bateria e um amperímetro para medir se algum elétron pulou da placa da esquerda para a da direita. Acima, uma fonte de luz inicialmente desligada e do lado direito, três barras que você pode controlar: A frequência da luz, a intensidade da luz e a diferença de potencial da bateria. 

Mova primeiro a barra da diferença de potencial (ddp). Como o meio entre as placas é o vácuo nenhuma corrente será registrada. Agora deixe a ddp em 1 (não precisa ser exato) e mova a barra da intensidade da luz. Como a frequência inicial é de 4x1014Hz, que corresponde à cor vermelha, você verá surgir um feixe vermelho que vai ficando cada vez mais intenso. Deixe a itensidade da luz em 5 ou próximo disso. 

Mas ainda não há nenhuma corrente elétrica, pois os fótons da luz vermelha ainda não têm energia suficiente para arrancar os elétrons da placa de sódio. Você pode aumentar a intensidade ao máximo que nenhuma corrente será registrada no amperímetro. 

Agora aumente a frequência lentamente até chegar a 5x1014 Hz. Você deverá notar que a luz ficou amarela, mas ainda não aconteceu nada. Então continue aumentando a frequência que um efeito interessante irá surgir: com a frequência da luz em torno de 5,5x1014 Hz, os elétrons da placa da esquerda saltam da superfície, mas acabam voltando devido à ddp. Neste ponto, se você diminuir a ddp ou aumentar a frequência da luz, os elétrons conseguirão chegar à placa da direita, fazendo com que o amperímetro registre uma corrente. A frequência da luz em que os elétrons começam a saltar da primeira placa para a da direita e o amperímetro passa a registrar uma corrente é chamada de frequência de corte. É uma constante que só depende do metal que está sendo iluminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário